Hospital Escola Dr. Helvio Auto realizou 40.344 atendimentos em 2016

O Hospital Escola Dr. Helvio Auto (HEHA) registrou um total de 40.344 atendimentos gerais durante o ano de 2016. O número abrange os setores de Pronto Atendimento, Serviço de Assistência Especializada (SAE) e Gerência Docente Assistencial (GDA). Em relação ao ano de 2015, houve um aumento de 2.593 atendimentos, o que corresponde a 6,9% de crescimento.

De acordo com dados do Serviço de Arquivo Médico e Estatística (SAME) do HEHA, durante todo o ano de 2016 foram contabilizados 10.459 novos pacientes (atendidos pela primeira vez no hospital, com abertura de prontuários). O atendimento de vítimas de empeçonhamentos (picadas de escorpião e cobras) totalizou 3.355 casos em 2016.

Em relação a consultas de retorno (quando o paciente precisa voltar para ser avaliado e acompanhado pela equipe em decorrência da patologia), o Hospital Helvio Auto contabilizou 7.168 consultas em seu Pronto Atendimento.

Aporte científico

Como hospital escola da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), o Hospital Dr. Helvio Auto também desenvolve um importante apoio à pesquisa e ciência no estado, viabilizando dados e prestando atendimento para elaboração de 2.669 pesquisas gerais (escolas, faculdades e cursos de pós-graduação).

A Gerência Docente Assistencial (GDA) do HEHA concedeu autorização para realização 31 projetos de pesquisa no hospital durante o ano de 2016 (para alunos de graduação, pós-graduação e pesquisadores renomados).

Serviço Especializado

De janeiro a dezembro de 2016, o Serviço de Assistência Especializada (SAE) do HEHA atendeu 10.129 pacientes com consultas médicas agendadas e mais 6.564 pacientes atendidos pela equipe multidisciplinar ou encaminhados de outras instituições. O SAE é um ambulatório para tratamento de doenças infectocontagiosas como HIV/AIDS, hepatites e HTLV.

Comparativo

A soma de todos esses atendimentos totaliza um quantitativo de 40.344 em 2016. Em 2015, o quantitativo geral de atendimentos realizados pelo HEHA foi de 37.587, o que significa um aumento de 2.593 atendimentos em 2016, correspondendo a 6,9% de acréscimo.

Hospital Escola Dr. Helvio Auto fecha o ano de 2016 com 2.593 atendimentos a mais que em 2015, uma alta de 6,9% no número total de atendimentos