HEHA promove palestras educativas com acompanhantes de internos

Ana Paula Tenório – Ascom HEHA

Uma equipe multiprofissional do Hospital Escola Dr. Helvio Auto (HEHA) promove quinzenalmente uma rodada de palestras educativas com acompanhantes dos pacientes internos.

A iniciativa partiu do Setor de Serviço Social, que com o apoio dos setores de Enfermagem e Psicologia, já realizou dois encontros com os acompanhantes. Outros setores também podem participar do grupo.

Os temas foram definidos de acordo com levantamento feito com os usuários. Em geral, envolvem características das doenças infectocontagiosas, como também, as normas hospitalares adotadas pelo HEHA.

Esta semana a equipe trabalhou o tema: mitos e verdades sobre o vírus HIV. Para o início de dezembro está marcado outro encontro que irá tratar sobre doenças sexualmente transmissíveis.

Dayse Beltrão, coordenadora do Setor de Serviço Social do HEHA destaca a participação dos acompanhantes: ‘A adesão foi surpreendente, também aproveitamos o momento para reforçar o compromisso dos acompanhantes em respeitar as normas do hospital. Estamos satisfeitas pois eles estão sendo receptivos e participativos e nos aplaudiram ao fim do trabalho’’, explicou.

A equipe de Enfermagem tem se engajado no desenvolvimento e apresentação dos temas. ‘Este tipo de evento reflete o comprometimento da equipe com as ações desenvolvidas no hospital, tendo como pilar o apoio da Gerência Geral’’, enfatizou a coordenadora do Setor de Enfermagem do HEHA, Ivanise Duarte.

Para a coordenadora de Psicologia do HEHA, Karina Oliveira, este momento de atividade em grupo com o acompanhante é importante, pois quando um ente a adoece, toda família adoece junto. ‘A escuta do acompanhante traz um bem-estar que influi diretamente no restabelecimento e cuidado do paciente. A atividade favorece a troca de experiências e a busca de estratégias para enfrentar o adoecimento’’, concluiu a psicóloga.

foto-1-ok

 

foto-2-ok

 

foto-3-ok

 

foto-4-ok

 

foto-5-ok

Grupo de acompanhantes de pacientes se mostrou receptivo e participou ativamente das dinâmicas propostas pela equipe do HEHA