Fisioterapeutas do Helvio Auto participam de capacitação em UTI

A equipe de fisioterapeutas do Hospital Escola Dr. Helvio Auto (HEHA) participa de uma capacitação em Conduta Fisioterapêutica na UTI com o intuito de nivelar o conhecimento, técnicas e manejo de pacientes em Unidade de Terapia Intensiva. Além da uniformização de conhecimento, será elaborado um protocolo de rotina em atendimento para pacientes de doenças infectocontagiosas.

Após o último concurso da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), a equipe de fisioterapeutas do HEHA recebeu novos membros, o que trouxe a necessidade da capacitação para difusão de práticas e condutas.

“A ideia é equiparar todo o conhecimento para conduta em UTI, pois nem todos da equipe têm a mesma vivência profissional. Após esta capacitação, haverá um incremento na qualidade de atendimento aos pacientes como também acabará com algumas divergências de conduta das equipes”, explicou o coordenador de Reabilitação do HEHA, fisioterapeuta Boanerges Lopes.

A capacitação é ministrada pelo Prof. Ms. e fisioterapeuta do HEHA Angelo Roncalli, profissional renomado que se dispôs a participar gratuitamente do projeto. As aulas ocorrem todas às terças-feiras até o dia 21 de junho, das 19h às 22h, no auditório do hospital, totalizando 20 horas.

Inovação

Ao final da capacitação será confeccionado um protocolo de rotina e atendimento fisioterápico em doenças infectocontagiosas, necessário para a padronização da conduta terapêutica e que pode representar uma inovação científica na área.

“A literatura científica de fisioterapia em doenças infectocontagiosas é muito rara, pois o atendimento é muito específico. Certamente a elaboração desse protocolo trará benefícios não só para a equipe do HEHA,” concluiu Boanerges Lopes.

Professor Angelo Roncalli ministra capacitação para fisioterapeutas do Hospital Helvio Auto