Ana Paula Tenório – Ascom HEHA
Após reunião com o chefe de segurança da Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) e com representantes e consultores da empresa terceirizada prestadora de serviços de segurança, a Direção Geral do Hospital Escola Dr. Helvio Auto foi recomendada a adotar novas medidas para reforçar a segurança de pacientes, usuários e servidores, após assalto ocorrido no mês de outubro. As medidas vão desde obras que modificam o local de portões e entradas até a readequação do fluxo interno e externo do hospital.
Desde o incidente de outubro, a direção procura melhorar a segurança da instituição e, a partir desta semana, obras começaram a ser realizadas para colocar em prática as recomendações da empresa de segurança que presta serviço ao Hospital. Uma das primeiras recomendações foi o aumento do número de câmeras utilizadas na vigilância do hospital. A solicitação já foi realizada pelo setor financeiro da instituição.
Foi solicitada a ampliação dos postos de vigilância do Helvio Auto e mudança do local de entrada dos servidores também será adotada a partir de 1º de dezembro. Os funcionários deverão entrar por um acesso diferente das demais pessoas que frequentam o hospital, para facilitar o monitoramento da equipe de segurança.
O acesso de alguns setores que trabalham diretamente com o público também será modificado. Setores como o Serviço Social e a Ouvidoria que têm mais contato com o público externo da instituição estão passando por reformas para modificação do local das portas, apresentando um maior controle do fluxo de quem entra e sai da unidade de saúde.
Segundo a gerente de Gestão Hospitalar do Hospital, Alceny Pereira, as mudanças representarão um desafio para todos, pois significam também uma alteração numa cultura de anos. “Tivemos que adotar estas mudanças recomendadas por especialistas para reforçar a segurança dos nossos usuários e pacientes, como também dos nossos servidores. Esperamos a contribuição de todos para o sucesso das novas medidas”, explicou a gerente.
O portão que dá acesso à sala de aula e auditório também mudará de local, restringindo a entrada desde o início da escada que leva ao primeiro andar da instituição. Um portão corrediço também está sendo instalado na entrada do estacionamento e será exclusivo para descarga de materiais e suprimentos para o Almoxarifado Geral e da Farmácia.