Helvio Auto faz acompanhamento de pacientes com tuberculose associada ao HIV

O Serviço de Assistência Especializada (SAE) do Hospital Escola Dr. Helvio Auto (HEHA) realiza um trabalho de acompanhamento dos pacientes com tuberculose associada ao HIV, estimulando a adesão ao tratamento e contribuindo para que os pacientes concluam adequadamente a terapia, evitando a forma multirresistente da doença.

Anteriormente os pacientes que apresentavam tuberculose associada ao HIV eram acompanhados normalmente em postos de saúde, o que dificultava a continuidade ou até mesmo o tratamento paralelo do HIV, pois muitos tinham vergonha de informar nos postos que eram portadores do vírus. O que acabava por prejudicar o tratamento, já que a tuberculose associada ao HIV é tratada com algumas particularidades.

Impulsionada pelos casos de abandono do tratamento, a equipe do SAE iniciou o acompanhamento aos novos pacientes que são diagnosticados com tuberculose/HIV no Hospital Helvio Auto. Após receberem alta, os pacientes saem Hospital Helvio Auto e são encaminhados para o SAE HEHA. Lá eles são atendidos pela enfermeira do SAE que os cadastra, entrega um cartão de acompanhamento do tratamento específico para cada paciente, orienta sobre a medicação (que é recebida assim que o paciente tem alta), serviços ofertados e adesão ao tratamento, além de marcar o retorno para um novo encontro com o médico e com a enfermeira.

Detalhe do cartão de acompanhamento de pacientes com tuberculose/HIV desenvolvido pelo hospital

“Alguns pacientes com tuberculose associada ao HIV abandonam o tratamento porque têm problemas com álcool e não conseguem parar de beber, outros não se alimentam adequadamente e há também aqueles que desconhecem a gravidade da doença e não têm o entendimento da importância e eficácia do tratamento”, relatou a enfermeira do Serviço de Assistência  Especializada do Hospital Helvio Auto, Lygia Antas.

Um tratamento considerado padrão para quem sofre de tuberculose, se cumprido à risca, dura em média seis meses. Se o tratamento não for cumprido, ou abandonado, o paciente pode desenvolver uma tuberculose multirresistente. Atualmente alguns pacientes já apresentam uma primeira infecção multirresistente.

Após o acompanhamento realizado pelo SAE HEHA a equipe tem identificado uma maior adesão e retorno dos pacientes que são identificados com tuberculose/HIV no Hospital Helvio Auto. Atualmente 25 pacientes são acompanhados mês a mês pela equipe do SAE.

Enfermeira Lygia Antas explica como o acompanhamento do paciente é realizado

Trabalho de Sensibilização

Nos dias 17 (às 16h) e 26 de novembro (às 9h), a médica pneumologista Mirtes Melo e a enfermeira Lygia Antas farão um trabalho de sensibilização com os outros profissionais de saúde do hospital para estimular a adesão ao tratamento da tuberculose. O evento acontecerá no auditório do Hospital Helvio Auto e é destinado para todos os servidores, estudantes e interessados no assunto.

A pneumologista Mirtes Melo falará sobre os aspectos gerais da doença, numa abordagem mais técnica, enquanto a enfermeira Lygia Antas explicará o fluxo de encaminhamento do paciente com tuberculose/HIV e o acompanhamento exercido pelo SAE, além de descrever os bons resultados alcançados.