O Serviço de Fisioterapia do Hospital Helvio Auto recebeu na última semana dois Aparelhos de Ventilação Não- Invasiva (VPAP). Por serem portáteis, a nova aparelhagem será utilizada tanto na Unidade de Terapia Intensiva, quanto nas Enfermarias do hospital. O uso dos novos aparelhos diminuirá a necessidade do procedimento de intubação (ventilação invasiva) em alguns casos, decrescendo os riscos que um procedimento invasivo traz para os pacientes.
Os aparelhos foram solicitados em 2011 pela então coordenadora do Núcleo de Reabilitação do HEHA, fisioterapeuta Vannessa Almeida. Após iniciar sua função como coordenador da UTI, o médico Marcelo Malta trabalhou pela viabilização do processo de compra junto à Reitoria da Uncisal.
A utilização da nova aparelhagem diminuirá os riscos que ocorrem com a realização de um procedimento invasivo como a intubação, pois o Aparelho de Ventilação Não- Invasiva (VPAP) não utiliza o tubo e sim máscaras.
“Quando o paciente é intubado existem riscos de lesão nas pregas vocais, infecções pulmonares, além da hipotensão (queda de pressão) causada pela sedação. A utilização desses novos aparelhos diminuirá consideravelmente os riscos ao paciente, pois a prática de ventilação invasiva só será utilizada em alguns casos”, explicou o coordenador do Núcleo de Reabilitação do HEHA, o fisioterapeuta Boanerges Lopes.
Toda a equipe de fisioterapeutas do HEHA participará de treinamento técnico e de manuseio dos aparelhos ainda esta semana.