Hospital Escola Helvio Auto revitaliza Espaço Lúdico Terapêutico

O Hospital Escola Dr. Helvio Auto reabre seu Espaço Lúdico Terapêutico na manhã de quinta-feira (19), com uma nova proposta para trabalhar a reabilitação de seus pacientes.

A solenidade de reabertura contará com a presença do coral da Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) e do grupo Sorriso de Plantão, que fará atividades lúdicas e teatrais voltadas para as crianças. Ainda haverá distribuição de doces e brinquedos.

Sob a coordenação do terapeuta ocupacional Alinthon Fagner, o espaço foi totalmente revitalizado e agora será destinado à realização de trabalhos ligados ao desenvolvimento neuropsicomotor ou que gerem bem-estar a crianças e adultos, diminuindo os aspectos desfavoráveis do adoecimento ou dos longos períodos de hospitalização.

Anteriormente,o espaço era denominado de ‘brinquedoteca’, o que limitava seu propósito de trabalho.  “A questão do brincar é voltado à criança, mas o adulto também brinca por meio de jogos e socializa enquanto se utiliza deles. A ideia é usar o espaço com uma nova dinâmica, explorando o lúdico não só para o público infantil, mas para o público adulto também. Por isso, ele passa a ser denominado de Espaço Lúdico Terapêutico, abarcando todos os pacientes internos no Helvio Auto”, explicou Alinthon Fagner.

Todo o espaço foi readequado para receber um público mais diversificado. Houve troca de alguns materiais e o ambiente físico foi totalmente reformulado. Um novo papel de parede foi colocado e os móveis e armários passaram por um processo de restauração com nova pintura e revestimento.

Intervenções terapêuticas

As intervenções terapêuticas serão acompanhadas por um técnico responsável. O espaço poderá ser utilizado por qualquer profissional de saúde do hospital em prol do benefício do paciente.

Um organograma de atividades será organizado para trabalhos realizados em grupo ou individualmente, a depender da necessidade de intervenções interdisciplinares ou de forma isolada, o que vai variar dependendo da situação clínica e da necessidade de cada paciente. O interno que não puder sair do leito será atendido dentro das enfermarias.

Doações

Por meio de campanha interna, o Espaço Lúdico Terapêutico do Hospital Escola Dr. Helvio Auto recebeu uma boa quantidade de brinquedos e jogos para adultos, mas necessita ainda de doações de livros infantis e gibis. Quem quiser realizar doações pode ligar para o número (82) 9 9616-6483 e falar com Alinthon Fagner, coordenador do espaço.

Os brinquedos e jogos recebidos foram catalogados pela equipe do Núcleo de Reabilitação, utilizando um protocolo canadense. O local também tem espaço para atividades audiovisuais, que podem ser utilizadas no processo terapêutico pelas diferentes equipes de assistência do hospital.

Equipe de reabilitação do Hospital Helvio Auto arruma os últimos detalhes para reabertura do Espaço Lúdico Terapêutico