Hospital Helvio Auto promove II Jornada de Psicologia Hospitalar

O Setor de Psicologia do Hospital Escola Dr. Helvio Auto (HEHA) realizou nos dias 28 e 29 de agosto a II Jornada de Psicologia Hospitalar do HEHA com o tema: A Subjetividade no Processo Saúde e Doença. O evento, voltado a estudantes e profissionais, aconteceu no auditório da instituição, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

A Jornada de Psicologia Hospitalar do HEHA vem se firmando como um evento essencial no calendário de ações anuais do hospital, como os dias de combate às Hepatites Virais e à Aids, entre outras datas que trazem a participação da sociedade nas atividades organizacionais, uma vez que é um evento gratuito e aberto.

Os psicólogos da instituição são entusiastas da necessidade de estudo e discussão de assuntos que permeiam o dia a dia da profissão em um hospital especializado em doenças infectocontagiosas como é o caso do HEHA, e propuseram o tema da subjetividade e adoecimento para a segunda edição do evento.

“A II Jornada de Psicologia teve o intuito de discutir a Subjetividade no Processo Saúde e Doença na perspectiva de provocar uma reflexão na prática do psicólogo no contexto da saúde e psicologia hospitalar com o paciente, família e trabalho em equipe. Dentro desta perspectiva nós abordamos o adoecimento com sua multicausalidade e singularidade do sujeito que adoece”, explicou a coordenadora de Psicologia do HEHA, Karina Oliveira.

José Félix Vilanova Barros, presidente do Conselho Regional de Psicologia de Alagoas (CRP 15), esteve na mesa de abertura do evento e firmou parceria entre o CRP 15 e o Setor de Psicologia do HEHA, visando promover o desenvolvimento contínuo da categoria.

Para Karina Oliveira o apoio do CRP 15 só reitera a importância do evento: “A presença do CRP na II Jornada foi de extrema relevância, pois podemos refletir enquanto categoria as dificuldades encontradas em nosso fazer no hospital e buscar estratégias conjuntas de fortalecimento e enfrentamento”.

Mesa de abertura do evento, da esquerda para direita: Karina Oliveira (coordenadora de Psicologia do HEHA), Rita Rebelo (gerente-geral do HEHA), José Félix Barros (presidente do CRP) e Ângelo Roncalli (gerente de Docência Assistencial do HEHA).

Evento desenvolveu temas de abrangência multiprofissional e envolveu várias categorias do Hospital Helvio Auto