Helvio Auto inicia operação de software de movimentação de prontuários

O Setor de Arquivo Médico e Estatística (Same), do Hospital Escola Dr. Helvio Auto (HEHA), em parceria com o Setor de Tecnologia da Informação do HEHA e a Gerência de Tecnologia da Informação (GTI) da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), implantou um sistema informatizado de movimentação de prontuários, estatística e comunicação interna para os servidores do setor.

O software começou a ser testado ainda no mês de maio para identificar possíveis bugs. Após o período de experimentação, toda a equipe foi treinada e já opera utilizando a ferramenta. Desde os primeiros testes, o sistema já registrou uma movimentação de mais de 2.400 prontuários.

Antes da implantação do sistema, toda a movimentação de prontuários dentro da instituição era registrada manualmente em livro, o que dificultava o acesso no momento de pesquisar o destino do prontuário e demandava mais tempo para que o servidor o localizasse.

“Após a implantação do sistema, o livro deixou de existir e o protocolo de saída passou a ser armazenado digitalmente, o que permite identificar o destino dos prontuários rapidamente, dinamizando o serviço. Além disso, o sistema ainda gera relatórios estatísticos e monitora a saída de prontuário”, explicou Mirella Saraiva, coordenadora do Setor de Arquivo Médico e Estatística do Helvio Auto.

A equipe do Same do Hospital Escola Dr. Helvio Auto planeja agora sistematizar o registro e fluxo de entrada na instituição, tanto para parentes de pacientes internos, quanto para usuários e visitantes em geral.

Equipe foi treinada e já opera normalmente o programa